Rita de Cássia da Maria da Rocha é aluna do curso de Sociologia à distância da UAB-UFSM no polo de Agudo.E gentilmente nos concedeu esta pequena entrevista.Acompanhe.
MENINAS:Porque você decidiu fazer um curso à distância?
RITA:Foi uma oportunidade que surgiu e resolvi arriscar, pois moro longe da Universidade e seria difícil ir pra lá e também por causa do trabalho.
MENINAS:E você está gostando do curso?
RITA:Sim, mas exige bastante dedicação.
MENINAS:E as provas são mesmo fáceis como se ouve falar?
RITA:São poucas as questões, mas é preciso ler todo o material, então não são tão fáceis assim.
MENINAS:Como funcionam as aulas presenciais?
RITA:São no polo e as aulas são marcadas através do nosso ambiente virtual, aí os professores vem, dão aula, tiram dúvidas e marcam as provas, que também são feitas no polo.
MENINAS:E como vocês fazem para tirar as dúvidas quando não tem aula presencial?
RITA:Através das mensagens que são enviadas para os professores e a medida que eles vão acessando, eles nos respondem.
MENINAS:Como funcionam as avaliações?
RITA:40% da nota é avalida no ambiente virtual onde os professores deixam as atividades para a gente fazer e 60% é avaliado pelas provas presenciais e também precisamos atingir média 7.
MENINAS:Você tem apoio de alguém no polo?
RITA:Sim.As tutoras ficam lá todos os dias a disposição para tirar dúvidas que estão ao alcance delas
MENINAS:E sua relação com a turma como é?
RITA:Toda sexta-feira à noite a turma (ou pelo menos alguns) se reúnem para tirar dúvidas e revisar as matérias.
MENINAS:Sendo um curso da Univesidade Federal de Santa Maria, como é a relação de vocês com a Universidade?
RITA:Nossa relação com a Universidade é igual aos que fazem um curso presencial.Temos direito a biblioteca, restaurante universitário entre outras coisas.
MENINAS:Como é seu acesso ao polo?
RITA:É fácil, pois o polo é na cidade onde moro.
MENINAS:Para finalizar, o que você pensa da EAD e o que você diria para quem pensa em fazer um curso à distância?
RITA:A educação à distância é boa para quem não tem tempo de se deslocar até uma Universidade, mas que seja uma intituição séria.E quem tem vontade de fazer um curso à distância dou incentivo para que faça, mas volto dizer, tem que ter muita dedicação e vontade de estudar.
Assim encerramos nossa entrevista agradecendo a acadêmica do curso de Sociologia à distância
Rita da Rocha.
domingo, 6 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Sou acadêmico do curso de Pedagogia Licenciatura EAD, Pólo Faxinal do Soturno através do sistema UAB/UFSM. Minha escolha por cursar esta modalidade de ensino é a falta de tempo que tenho trabalho no turno da noite e seria praticamente impossível freqüentar um curso no ensino regular.
ResponderExcluirApesar do curso ser EAD, não temos facilidade em nada a única vantagem que temos é que não precisamos freqüentar as aulas todos os dias. As pessoas têm em mente que ser estudante em EAD é um mar rosa, este pensamento é equivocado e parte geralmente de pessoas que não conhecem esta modalidade de ensino e de pessoas que tem um pensamento arcaico e enfrenta com dificuldade a ascensão de tecnologias como a internet. Temos o tratamento como se fossemos alunos regulares, temos atividade no decorrer do semestre que somam 10 pontos e no final de cada modulo prova presencial com valor 10, esta nota é dividida por 2 que dá a média, vale lembrar que a média é 7 para obter aprovação.
Apesar de existir certo pré-conceito em relação aos estudantes EAD, creio que o curso oferecido pela UFSM/UAB, não deixa a desejar em nada e tem um grau de dificuldade bastante grande se o aluno não estudar entra de exame e se rodar tem que repetir a disciplina o estudante não é favorecido em nada como todo mundo pensa.
Eu vi na modalidade a distância uma forma de me qualificar e atingir um sonho que tenho de buscar uma formação acadêmica, optei pelo curso EAD da Universidade Federal de Santa Maria por ser um curso gratuito e de qualidade ministrado nos mesmos moldes dos cursos oferecidos na modalidade presencial.
Claudio Bevilaqua Borges
Estudante de Pedagogia EAD Pólo Faxinal do Soturno